Brainstorm significa "tempestade cerebral". |
A honrosa técnica de brainstorm certamente não está morta, mas muitos criativos no mercado permanecem meio suspeitos sobre isso. E não sem razão: a experiência vai frequentemente mostrar que sessões de brainstorm falham em produzir resultados excelentes.
Aqui vai uma lista de dez razões de porquê isso pode acontecer, servindo tanto para o pessoal do design quanto para o da publicidade:
- Porque os participantes não entendem o processo criativo ou as estratégias para o pensamento criativo, e ao invés disso, confiam inteiramente na sua intuição e em como eles se sentem no dia.
- Porque os objetivos estão muito vagos e os participantes tem diferentes visões de qual é a intenção final.
- Porque os participantes não conseguem fazer a fuga mental do dia-a-dia do trabalho.
- Porque é muito difícil quebrar a mentalidade e a política correta do grupo durante as reuniões.
- Porque os gerentes e clientes não permitem que os membros da equipe sejam radicalmente criativos.
- Porque o espaço de reunião é muito como uma “sala de aula” para ser um bom lugar para pensamentos não-convencionais.
- Porque só criativos podem participar, e clientes e outras pessoas de fora são vistas como uma influência que só interrompe.
- Porque a mesma questão já foi discutida centenas de vezes antes. Isso significa que a associação livre, que é uma parte vital do brainstorm, tende a produzir somente variações de clichês antigos.
- Porque os participantes não aprenderam a pensar criativamente sobre chances e oportunidades, então eles sempre procuram por problemas e obstáculos que evitam que as idéias saiam do papel.
- Porque muito pouco tempo e atenção está sendo investido em encontrar grandes idéias.
Por sinal, as dicas foram tiradas do livro Creative Advertising, de Mario Pricken.
Tradução por Logon Store.
Sucesso!
João Henrique.
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